#2 – Dicas para lidar com a Ansiedade e o Estresse

Dica2

Da série de dicas para lidar com a ansiedade e o estresse…
#2 – Respire!

Quando estamos em um momento de estresse ou ansiedade, uma das primeiras reações físicas que acontece é a alteração da respiração. Portanto é comum a respiração ficar mais superficial ou curta, que somados ao aumento da frequência cardíaca pode levar a um desequilíbrio hormonal, acumulo de toxinas inflamatórias e aumento da pressão arterial.

Pessoas que sofrem com estresse crônico em geral tem dificuldade em perceber a própria respiração. Outro extremo exemplo é um episódio de pânico em que a pessoa pode perder a habilidade de controlar a própria respiração.

As muitas tensões que passamos na vida podem ser melhor administradas através de uma respiração consciente. O atual e tão famoso mindfulness traz esta filosofia. Respirar conscientemente é trazer a atenção para o corpo e suas sensações

TENTE! Inspire profundamente pelo nariz, deixando o ar entrar livremente, perceba o movimento no tórax, diafragma e abdômen que se expandem. Depois expire pela boca deixando a musculatura relaxada. Pode ser que sinta vontade de bocejar ou fazer algum som. Relaxe. Faça isso por alguns minutos e note a diferença.

Próximos dias teremos mais dicas com os outros passos desse processo!
Acompanhem!