Avaliação Física – Composição Corporal.

Vocês provavelmente já ouviram falar ou já realizaram a avaliação física com seus personais ou nutricionista. E vocês sabem o que é e qual a sua real importância ? Então vamos lá, a avaliação física (composição corporal) tem o principal intuito de mensurar componentes como a porcentagem de massa muscular, massa gorda e massa corporal total. Ela tem uma enorme potencial para o aluno estar observando aspectos relacionados à saúde, a sua evolução nos treinamentos e na alimentação, e também modificações provocadas pelo crescimento e envelhecimento. Com um acompanhamento bem completo, podr estar vindo a estimular o aluno a continuar mantendo um ritmo controlado de treinos e alimentação. E é estimulante também para aqueles que estão iniciando a adotar um estilo de vida mais saudável. Motivando todos para lutar e alcançarem seus respectivos objetivos!
Além desde benefício, também é de grande valia para os profissionais da saúde. Para eles é fundamental observar a saúde e situação corporal do aluno, para assim entao ter um parâmetro de montagem dos treinos e seguir um planejamento e periodização.
Também é interessante mencionar que existem vários métodos para essa avaliação (dobras cutâneas, balança de bioimpedancia, entre outros). Continuem nos acompanhando que em breve vamos explicar qual é a diferença desses métodos e quais são as mais eficazes.
Consulte um profissional para estarem sempre acompanhando a evolução e seu estado de saúde. Podendo assim traçar metas e objetivos.
Texto da Educadora Física do IPCAC, Isabela Hauer.