Compulsão Alimentar

A compulsão alimentar, também chamada de transtorno da compulsão alimentar periódica (TCAP), é um comportamento emitido por indivíduos que possuem dificuldades significativas de controlar-se em relação a quantidade e a frequência de sua ingestão de alimentos. Para ilustrar: a compulsão alimentar têm sido comparada à dependência do uso de substâncias psicoativas e álcool, isto porque pode envolver os mesmos sistemas relacionados ao autocontrole e recompensa. Então, assim como estes dependentes, o compulsivo alimentar pode apresentar fissura e sentir-se recompensado.

Como saber se você é um compulsivo alimentar?

Primeiramente, se você está interessado em saber este tipo de informação, pode-se inferir que não esteja satisfeito com a forma com que se alimenta ou os resultados de sua saúde relacionados ao seu comportamento alimentar. Mais importante ainda, você percebe que a insatisfação com sua saúde, seus hábitos alimentares e de vida, bem como seu corpo lhe trazem sofrimento.
Um episódio de compulsão alimentar é caracterizado pelos seguintes aspectos:

1. Ingestão, em um período de tempo determinado (p. ex., dentro de cada período de duas horas), de uma quantidade de alimento definitivamente maior do que a maioria dos indivíduos consumiria no mesmo período sob circunstâncias semelhantes.
2. Sensação de falta de controle sobre a ingestão durante o episódio (p.ex., sentimento de não conseguir parar de comer ou o que e o quanto se está ingerindo).” (DSM-V, 2014, 5 ed. pg. 345)

O ideal é procurar ajuda de um profissional da saúde capacitado para atender e esclarecer as suas questões relacionadas a alimentação. A compulsão alimentar traz prejuízos significativos na vida de qualquer pessoa que encontra-se nesta situação, no entanto é possível sair deste quadro. O IPCAC dispõe de uma equipe preparada e qualificada para diagnosticar e tratar casos de compulsão alimentar.