Jejum Intermitente no Processo de Emagrecimento.

O jejum intermitente vem sido muito praticado por famosos e blogueiros nos último tempos. Nele a pessoa deve permanecer longos períodos de jejum absoluto ou consumindo o mínimo de alimentos possíveis. Os protocolos variam de 12h, 14h, 16h ou até 24h de jejum. É liberado o consumo de água, chá ou café sem açúcar para se hidratar.

É indicado para pessoas que conseguem permanecer longos períodos de jejum desde que não tenha contra indicações.

Nos estudos ainda não foi possível traçar o público ideal para esse perfil de dieta, porém já existe um consenso de que não deve ser utilizado por pacientes com alto risco de hipoglicemia, como os DM dependentes de insulina.

Nessa dieta quando se abre a janela do jejum (quando a pessoa volta a se alimentar) deve comer a cada 3h e priorizar alimentos saudáveis, ricos em fibras, e com gorduras boas.

Nos artigos científicos ainda não foi possível comprovar a eficiência para a perda de peso, porém já vem mostrado uma melhora em níveis de colesterol, e glicemia com o uso dessa dieta. Mas vale lembrar que numa reeducação alimentar também conseguimos melhorar significativamente os níveis de colesterol e glicemia dos pacientes.

O jejum intermitente não é uma dieta para todo mundo, cada caso deve ser analisado individualmente considerando as patologias, rotinas e hábitos alimentares de cada paciente.

Vale lembrar que a prática do jejum pode causar uma fome muito intensa depois do jejum e a pessoa precisa ter auto controle nesse momento.

No caso de ganho de massa muscular, o jejum intermitente não é mto indicado também, pois o paciente precisa de substratos para a síntese de massa muscular.

É importante lembrar que a perda de peso é uma prática mto complexa e a dieta consiste em apenas 1/3 do processo de perda de peso, ela se torna mais eficaz quando aliada à atividade física e orientações psicológicas.

Na prática clínica, busco sempre identificar junto ao paciente a melhor estratégia considerando sua individualidade.

Uma dica simples para a perda de peso é: consuma alimentos coloridos, ricos em fibras e diminua o consumo de massas e industrializados.

 

Texto da nutricionista Karoline Taques.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *