Congressos

VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica 2015

A Dra Priscilla Leitner coordenou nesta tarde uma mesa redonda em parceria com a PUC-Campinas chamada: Avaliação Psicológica de Comportamentos Alimentares e suas Implicações para a Saúde.

“Pode-se dizer que o comportamento alimentar é multideterminado por interações entre fatores fisiológicos, genéticos, psicológicos e ambientais de um indivíduo. O aprendizado e a capacidade de controlar a ingestão de alimentos necessita de mecanismos que lidem com informações nutricionais vindas do ambiente e as harmonize com informações fisiológicas e emocionais. Dentre os fatores externos podemos dizer que a influência cada vez maior da mídia na determinação da escolha alimentar e dieta dos indivíduos é bastante significativa. Assim, se torna fundamental para a Psicologia aprofundar nesta análise do comportamento alimentar humano, com especial aos fatores que podem predispor à Transtornos Alimentares tão comuns, como a Compulsão Alimentar, Bulimia, Anorexia, dentre outros. Na Mesa Redonda, as quatro comunicações trataram da área de comportamentos alimentares, sua relação com IMC e saúde, com foco nos procedimentos diagnósticos, sendo avaliados os seguintes constructos psicológicos: estresse percebido e transtornos alimentares em adolescentes, comportamentos alimentares na diferença de gênero em adolescentes, compulsão alimentar em obesos mórbidos, e fatores alimentares e psiquiátricos em obesos utilizando o teste de Pfister. Foi muito bom!” Comenta a Dra Priscilla Leitner.

——

Congresso Brasileiro de Obesidade – ABESO – 2015

Apresentação de pesquisas sobre Compulsão Alimentar Periódica pela Dra Priscilla Leitner.

Um dos maiores desafios da obesidade são os quadros de Compulsão Alimentar Periódica. É preciso um olhar preciso e cuidadoso para o tratamento tanto clínico como cirúrgico de pacientes com esta patologia.

“O congresso da ABESO foi um encontro rico e interessante. É muito bom ter contato com profissionais de diferentes regiões, pesquisadores dedicados que tem muito a contribuir para o entendimento da obesidade.” Diz a Dra Priscilla Leitner.

——-

V Congresso Internacional de Stress – 2015

Dra. Priscilla Leitner participou neste final de semana (28 e 29 de Março) do V Congresso Internacional de Stress realizado pelo IPCS em Campinas-SP, apresentando sua pesquisa sobre Estresse, Habilidades Sociais e Qualidade de Vida em pacientes Obesos.