Pesquisas

Pesquisas em andamento no IPCAC:

1) Obesidade e Cirurgia Bariátrica – Este projeto tem como objetivo descrever um perfil biopsicossocial do paciente candidato à Cirurgia Bariátrica relacionando com variáveis clínicas e sociodemográficas.

2) Obesidade e Sexualidade Feminina – Este trabalho tem como objetivo compreender a sexualidade feminina e sua relação com a obesidade. Levando em conta auto-estima, qualidade da relação sexual, libido, etc.

3) Compulsão Alimentar e Obesidade – A compulsão alimentar é um desafio para os profissionais da saúde e psicosaúde. De difícil tratamento, sua relação pode estar muito além da alimentação. Este trabalho tem como objetivo estudar comportamento e a dinâmica deste transtorno alimentar.

4) Psicometria da Obesidade – Frente às demandas em avaliações psicológicas e as dificuldades de se obter instrumentos reconhecidos e validados para esta população, esta pesquisa tem como objetivo uma análise sistemática da avaliação psicológica para obesidade e propor possibilidades e caminhos para resolução destas dificuldades.

5) Identidade Corporal da Mulher-mãe – Este trabalho tem o objetivo de compreender como é percebida a identidade corporal da mulher-mãe no pré e pós parto e as repercussões biopsicossociais desta percepção em suas vidas. Projeto quali-quantitativo elencando fatores como depressão pós-parto, a narrativa social, o desejo de uma nova gravidez, a sexualidade, no pré e pós parto.

6) Identidade Corporal Contemporânea – Este trabalho vem somar a uma notória e crescente produção acadêmica que analisa o corpo, não somente como objeto de uma construção e investigação histórica, mas a partir da perspectiva das relações de sociabilidade e alteridade. Trata-se de levar em conta as alterações contemporâneas das identidades e subjetividades, na construção e constituição das quais o corpo ocupa papel central. Tomando o corpo como um fato antropológico e epistemológico, busca-se uma compreensão de uma psicologia do corpo com o intuito de entender a identidade corporal como forma de o sujeito contemporâneo se descobrir na relação com o mundo.

 

Grupo de Estudos e Pesquisas em Obesidade:

Grupo_Estudos_2016