Psicologia do Esporte e Atividade Física

psychology

O departamento de Psicologia do Esporte e da Atividade Física do IPCAC presta atendimento multidisciplinar e projetos de consultoria tanto para profissionais, grupos, equipes e em academias.

PROJETO PSICOLOGIA DO ESPORTE NAS ACADEMIAS

Coordenação: Dra Andressa Becker

A academia é um espaço em que se busca a prática de atividade física com fins de saúde e de melhora da boa forma. Porém, a rotatividade de alunos nas academias é muito grande, o que traz para a empresa prejuízos financeiros, considerando o alto investimento e manutenção com profissionais e equipamentos. Além disso, os professores se sobrecarregam com a pressão exercida pelos alunos que desejam resultados imediatos, emagrecimento em curto prazo e de maneira ansiosa, o que acaba gerando estresse para o professor e para o aluno.

Assim, o Psicólogo do Esporte pode atuar, minimizando esses efeitos prejudiciais. Seu trabalho é focado na aprendizagem sobre temas importantes, relacionando-se á prática de atividade física, emagrecimento, saúde e qualidade de vida; além de mudanças cognitivas e comportamentais, que auxiliam os aspectos corporais. Pode-se atender não apenas ao aluno, mas também o professor e a academia como instituição. Por fim, tendo-se um ambiente acolhedor, com os conhecimentos necessários e atribuindo o desempenho a uma combinação entre corpo e mente, poderá haver maior satisfação dos professores e usuários refletindo em uma fidelização do cliente à academia e um maior desempenho.

 

OBJETIVOS

O Psicólogo do Esporte atua também na prática de atividade física, não apenas em atividades competitivas, e tem por objetivos:

Auxiliar a academia na permanência do aluno, garantido uma avaliação e diagnóstico do ambiente, expectativas e relacionamento academia-aluno;

Ampliar o conhecimento de seus professores, para que os mesmos possam ajudar seus alunos a estarem mais engajados nas atividades e a estabelecerem metas reais de desempenho;

Atuar diretamente com os alunos, seja individualmente ou em trabalhos grupais, para que os aspectos psicológicos relacionados à prática de atividade física sejam trabalhados em conjunto visando um melhor desempenho do aluno, e com isso, a permanência do mesmo na academia;

Proporcionar saúde e qualidade de vida a todos os envolvidos.

 

POSSIBILIDADES DE CONSULTORIA

Para a Academia:

Investigar a satisfação dos alunos com as instalações e com serviços prestados;

Analisar os processos de motivação intrínseca e extrínseca para a prática de atividade física;

Avaliar o perfil psicológico dos alunos ao iniciarem à prática, paralelamente à avaliação física, para saber como motivá-los de maneira mais eficaz, estabelecendo um plano de treinamento adequado as expectativas do aluno e o que é realmente possível;

Criar um ambiente que inspire a missão da academia – bem-estar, saúde, qualidade de vida, boa forma.

 

Para a Equipe de Professores:

Treinamentos com temas específicos como motivação, engajamento, comunicação, ansiedade e estresse, liderança, transtornos alimentares, imagem corporal, entre outros;

Discussões grupais sobre os alunos, desempenho, objetivos e suas conquistas, com troca de experiências entre os professores;

Fortalecer a equipe de trabalho vinculada a identidade da academia.

 

Para os Alunos:

Grupos de discussão de temas específicos como por exemplo, ansiedade para emagrecer, imagem corporal, comportamento alimentar, manejo de estresse, engajamento e motivação na atividade física, estabelecimento de metas reais e um passo a passo para o desenvolvimento das mesmas;

Palestras com temas diversos que os próprios alunos podem sugerir (overtraining, ansiedade para o emagrecimento, anabolizantes, emagrecimento saudável, transtornos alimentares, estresse, depressão, relacionamentos, qualidade do sono, entre outros);

Atividades grupais como técnicas de relaxamento e manutenção da atenção para melhorar o desempenho;

Avaliação psicológica e atendimento individualizado para melhoria dos objetivos vinculados à prática de atividade física.

 

Atendimentos individuais poderão ser agendados no próprio IPCAC. Para palestras com alunos, atividades grupais e treinamentos com professores, estas podem ter freqüência quinzenal ou mensal, de acordo com a necessidade da demanda, sendo que cada dia seria ofertado uma temática específica.

Entre em contato para maiores informações.