Transtornos Alimentares

A Família na complexa dinâmica dos Transtornos Alimentares:

Quando um jovem é diagnosticado com anorexia, bulimia ou compulsão alimentar, parentes e amigos precisam se envolver no processo de recuperação para que o resultado seja mais visível.

“Com cuidado, compaixão, calma e consistência os pais podem ajudar a reconstruir a autoestima dos filhos que sofrem de algum distúrbio alimentar”
“O comportamento alimentar dos jovens pode ser interpretado como uma fase de rebeldia característica da adolescência.”Psiquiatra Janet Treasure, 2008.

“Eu tenho bulimia há mais de oito anos. Sofro de baixa autoestima, apesar de sempre receber elogios por minha aparência. Continuo pensando que as pessoas dizem isso apenas para serem gentis. Hoje, meu namorado encontrou dois recipientes onde vomitei e escondi no armário. Ele ficou muito chateado porque pensa que não preciso perder peso, pois acha que sou bonita. E me perguntou: Por quê? Eu respondi que não quero ser gorda.”
Este é um depoimento real de uma garota que utilizou sites de discussão de problemas pessoais, protegida pelo anonimato. Sua atitude sinaliza a dificuldade de se falar abertamente sobre assuntos delicados e importantes com familiares, amigos ou alguém que esteja mais próximo no momento da dor ou do desamparo. A confissão entre desconhecidos pode ser mais fácil do que enfrentar a verdade, e é possível que traga em si alguma sensação de alívio. Mas quando a circunstância coloca em risco a vida de pessoas que amamos, como nos casos de Transtornos Alimentares (TAs), a melhor atitude é sempre buscar ajuda profissional especializada. O exemplo citado é um caso de bulimia, no entanto os transtornos alimentares não se limitam apenas a bulima. A compulsão alimentar é outro exemplo de transtorno alimentar, pode resultar em prejuízos para a saúde fisíca e emocional. Obesidade e baixa auto estima são sintomas frequentes. Sobre Compulsão Alimentar, leia em: http://ipcac.com.br/compulsao-alimentar/

Fonte: Vivasaúde, p. 24 Nov/2008.

14291715_1771713283084571_3854142543412831339_n

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.