Caminhada Solidária de Prevenção à Obesidade.

Ocorreu no domingo (08/10) a Caminhada Solidária de Prevenção à Obesidade, que é um evento realizado anualmente pelo IPCAC.

A caminhada é realizada no Parque Barigui, no domingo mais próximo ao dia Mundial da Obesidade. Todos os anos o Instituto de Pesquisa do Comportamento Alimentar de Curitiba (IPCAC) busca parceiros para ampliar a divulgação e tornar o evento algo ainda mais interessante.

Neste ano tivemos como parceiros a Universidade Uniandrade, Super Saúde Nutri, Farmácia Dermatológica, Academia Gustavo Borges e a LeBio Sucos.

A realização do evento é importante pois obesidade é uma preocupação mundial, no Brasil, mais de 50% da população está com sobrepeso (dados do Ministério da Saúde), dados como este ressaltam a importância de falarmos sobre o assunto e buscarmos, juntos, soluções para resolver esta problema que atinge não só o Brasil mas como o mundo inteiro.

Especialistas, que foram ouvidos pela BBC Brasil, atribuem o aumento do peso dos brasileiros a fatores econômicos e culturais, mas também genéticos e hormonais. Para o diretor do Centro de Obesidade e Síndrome Metabólica do Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul (PUCRS), Cláudio Mottin, a tendência de aumento da obesidade já vinha sendo verificada antes da pesquisa Vigitel, realizada anualmente desde 2006.

“Talvez um dos fatores mais preponderantes seja a mudança dos hábitos alimentares que se observa desde os anos 1970. Com pouco tempo para comer, as pessoas deixaram de fazer as refeições em casa e passaram a optar por comidas mais rápidas e mais calóricas”.

O IPCAC, assim como todos os seus profissionais, abraçam à causa na luta contra essa doença crônica, que é uma preocupação cada vez maior das autoridades de saúde. A obesidade pode e deve ser tratada!

Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.