Vivemos na era da Ansiedade!

Ouvimos muito que o momento que vivenciamos é a era da ansiedade. Mas vamos entender melhor sobre esse assunto. A ansiedade é um sentimento que pode ser funcional ou disfuncional na nossa vida.

A ansiedade funcional é aquela que age para nos impulsionar a fazer algo novo, uma mudança de hábito ou nos proteger de alguma ameaça ou risco.

A ansiedade se torna disfuncional quando surge pensamentos e comportamentos que trazem sofrimento e impacto na sua vida. Por exemplo: excesso de preocupações, foco rígido no futuro,
crenças de incapacidade, dificuldades no sono, atenção, concentração, dificuldade em manter o foco, necessidade de controle, pensamentos desorganizados e acelerados, a sensação de estar alerta grande parte do tempo, busca por uma vida perfeita e produtiva o tempo todo, além das sensações físicas, taquicardia, sudorese, respiração alterada e inquietação.

Nossos padrões de beleza, nossas expectativas de sucesso e nossa demanda por uma felicidade contínua e incansável nos deixam insatisfeitos com um mundo no qual ficamos cada vez mais inquietos.

Comemos de forma rápida e desatenta, uso excessivo de tecnologias, um mundo onde nosso lazer e nossa pausa está cada vez mais esvaziada, buscando de forma incessante a felicidade e o sentido.
Buscamos a perfeição em todos os papéis que atuamos, como mãe, filha, profissional, estudante, amiga, entre outros. Queremos aproveitar o tempo a cada minuto.

Segue algumas sugestões que podem lhe ajudar a regular esse
sentimento:
– Maior conexão com você mesmo, com suas necessidades,
emoções e limites
– Qualidade no sono
– Tempo para pausa, descanso e atividades que lhe são
prazerosas
– Autocuidado
– Ser mais gentil e compassivo consigo mesmo
-Evitar a auto cobrança e o autojulgamento
-Estar consciente e atento ao momento do agora
– Não se comparar com o outro
– Aceitar suas emoções, não lutar contra elas
– Tomar consciência do que você está sentindo
– Evitar excesso de informações
– Manter contato com as pessoas que lhe fazem bem
– Não querer produzir e aproveitar o tempo, o tempo todo
– Contato com a natureza
– Meditação
– Atividade física

Sendo assim concluímos que a Ansiedade é algo a ser tratada todos os dias com algumas práticas na maioria das vezes simples, que após acordar devem ser realizadas para que seu dia ocorra bem.

Psicóloga Ana Paula Zanardi
Especialista em comportamento alimentar
CRP: 08/12728

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