Nosso objetivo

A área do Comportamento Alimentar está em amplo desenvolvimento nos últimos anos. Por consequência a busca por atendimento nesta área tem crescido exponencialmente. Para manejar essa demanda, é preciso além de um olhar crítico e ético sobre a questão, que o profissional compreenda que alimentar-se envolve uma gama de fatores como sociais, emocionais e psicológicos, e que é afetada diretamente por questões sociais e culturais. A Especialização em Comportamento e Transtornos Alimentares tem como objetivo capacitar profissionais da área da saúde a compreender, refletir e aprimorar suas técnicas para o atendimento e manejo de demandas relacionadas, dentre as quais encontramos os quadros de comer transtornado, transtornos alimentares e obesidade. A estrutura do curso é teórico-prática com periodicidade mensal por 2 anos, incluindo além da equipe do IPCAC os mais renomados profissionais da área. Nela o aluno terá acesso a conhecimento e pesquisas científicas atualizadas e também prática clínica, supervisão e preceptoria.

Foco multidisciplinar

Psicologia

A psicologia está presente de forma fundamental no tratamento de disfunções do comportamento alimentar, tanto na psicoterapia quanto na avaliação psicológica. Não há tratamento sem a mudança emocional e comportamental do paciente, a relação com a comida, e também comorbidades como a ansiedade e depressão.

Nutrição

A nutrição, principalmente a nutrição comportamental, é outra especialidade fundamental. A mudança na relação com a comida, como se come e a escolha e equilíbrio dos alimentos está central no tratamento do comportamento alimentar.

Medicina

A medicina está presente de várias formas, o clínico que verifica e trata as condições básicas de funcionamento do corpo e mente, mas também a presença do psiquiatra, que com conhecimento na área é tão importante para o acompanhamento e apoio medicamentoso no processo.

Início em 20 de Março de 2021

Faça a sua inscrição

Conteúdo Programático

  • Bases filosóficas nas concepções de corpo e saúde;
  • Ética e posicionamento profissional aplicada a comportamento e transtornos alimentares;
  • Corpo, sexualidade e comportamento alimentar;
  • Comportamento alimentar nas diferentes fases da vida como infância, adolescência, gestação, vida adulta e velhice;
  • Aspectos teóricos dos transtornos alimentares/obesidade e tratamento clínico multidisciplinar;
  • Psicopatologia e psicofarmacologia nos transtornos alimentares;
  • Comorbidades psiquiátricas e outras dependências;
  • Aspectos teórico-práticos do atendimento multidisciplinar da cirurgia bariátrica;
  • Produção científica na área de comportamento e transtornos alimentares;
  • Técnicas comportamentais, psicodinâmicas, corporais e cognitivas da manejo clinico;
  • Intervenção psicológica em diferentes abordagens teóricas;
  • Mindfullness e mindful eating;
  • Nutrição comportamental;
  • Práticas preventivas em comportamento e transtornos alimentares;
  • Ampla prática ambulatorial multidisciplinar;
  • Supervisão clínica.

Nossos professores!

Nós somos especialistas na área do comportamento alimentar e unimos os nomes mais capacitados do ramo para lecionar em nossa especialização. Clique e conheça o nosso corpo docente.

Conhecimento científico aplicado

A área do comportamento alimentar traz muitas possibilidades para o profissional da saúde, mas também traz desafios. Sabemos que faz diferença a capacitação com professores que estão em contato amplamente com a prática clínica e pesquisa científica.

Treinamento prático

A nossa especialização é inovadora pois além de todo conhecimento teórico contempla horas de prática em ambulatório clínico multidisciplinar para treinamento em diagnóstico, tratamento clínico e manejo multidisciplinar.

Aprenda com a equipe mais especializada em Comportamento Alimentar de Curitiba

A equipe clínica do IPCAC, juntamente outros grandes nomes na área, convida para essa formação.

Um encontro mensal

Aulas das 8h às 17h no sábado e das 9h às 13h no domingo.

IPCAC

Rua Pasteur, 820, Curitiba - Paraná,