Low Carb

Dieta low carb é o planejamento alimentar onde se restringe o consumo total diário dos carboidratos de 20% à 45% da dieta. As proteínas e as gorduras nesse caso são aumentadas. A quantidade a ser prescrita pelo nutricionista é observada com individualidade, respeitando a tolerância de cada paciente. Algumas pessoas toleram uma restrição maior desse macronutriente e outras menos.

Os alimentos permitidos são carnes, aves, peixes, ovos, queijo nozes e sementes, vegetais e frutas. Apesar de as frutas oferecerem em sua composição como principal nutriente justamente o carboidrato, elas são permitidas principalmente as frutas silvestres. Os alimentos proibidos são açúcar refinado, pães e massas de farinha branca e doces em geral.

A grande questão quando se opta por seguir essa dieta é saber compor e distribuir os alimentos. O que se tem observado na prática é que por muitas vezes, sem orientação adequada de um nutricionista, os pacientes acabam por consumir em grande quantidade gorduras saturadas e proteínas de má qualidade e nesse caso, a ideia de reduzir o peso acaba sendo sabotada pelas calorias extras vindas desses nutrientes, não priorizando à saúde. Minha dica para quem quer seguir uma dieta low carb com saúde é restringir os industrializados e processados que são ricos em açúcar e farinhas refinadas (os grandes vilões alimentares) e priorizar alimentos de verdade. Todos os nutrientes são necessários, inclusive os carboidratos, o que não precisamos é o excesso ou a má qualidade dietética deles.

Nutricionista Dra. Karla Zanin.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *