Nutrição Esportiva e o Whey Protein.

Atualmente a suplementação para atletas ou praticantes de atividade física regular tem sido muito utilizada. Vivemos na era em que suplementar tornou-se necessário devido ao ritmo de vida agitado. Esportistas utilizam para obter resultados estéticos e de qualidade de vida, já os atletas não tem outra opção, visto que sua demanda energética é muito alta e somente com alimentação seria impossível, mas isso também depende da categoria e do esporte que o atleta pratica. São muitos suplementos que podemos usar para obter performance, ganhar massa muscular, reduzir fadiga, ganhar mais energia nos treinos, enfim, o tipo e a forma do suplemento a ser utilizado vai depender do objetivo. Neste texto especificamente, escrevi sobre o Whey protein, uma proteína bastante utilizada para quem busca hipertrofia muscular (aumento da massa magra).

Não só esportistas ou atletas que podem fazer uso deste suplemento, podemos usar o Whey protein para complementar a quantidade diária de proteínas de um indivíduo onde só na dieta não conseguimos alcançar a quantidade, ou pessoas que necessitam de uma dieta hiperprotéica como no caso dos pacientes pós-bariátricos. Mas o que é de fato o Whey protein? É uma proteína formada à partir do soro do leite e apresenta um alto teor de aminoácidos essenciais. São consideradas proteínas de rápida e alta digestibilidade e absorção. Podemos encontrá-las em 3 formas: concentrada, hidrolisada ou isolada. Os isolados são os que apresentam mínimas quantidades ou são isentos de gordura e lactose.

A utilização do Whey protein quando inserida em um plano alimentar individualizado com ingestão proteica adequada e exercício praticado corretamente, pode resultar em aumento de síntese proteica muscular, desempenho físico, resistência ao exercício, e melhora na recuperação muscular, além de interferir na síntese da glutationa que é um importante antioxidante intracelular, que atua na prevenção do estresse metabólico dos órgãos e apresenta satisfatório poder imunomodulador (estimulando o sistema imunológico com atividades antimicrobianas e antivirais). Ainda ajuda na prevenção da osteoporose (pela quantidade de cálcio).

O Whey protein já contém uma quantidade grande BCAA’s (aminoácidos de cadeia ramificada, Leucina, Isoleucina e Valina), portanto usar Whey e BCAA’s é praticamente desnecessário. O nutricionista vai calcular a dose que deverá ser utilizada diariamente do Whey protein e se necessário, utilizará para complemento isolado algum aminoácido, como por exemplo a Leucina, que vem sido discutida em algum artigos científicos, mostrando sua eficácia quando utilizada isolada. Porém há muitas controvérsias sobre o uso dos BCAA’s isolados, isso porque comprovadamente o músculo para ser formado precisa de uma cadeia completa de aminoácidos e não apenas 1/3 que é o que representa ouso do BCAA.

Outro benefício da suplementação da proteína isolada do soro do leite é a elevação dos níveis de triptofano, que é precursor da serotonina (neurotransmissor) e da melatonina (neurossecretor), estando relacionados com apetite, saciedade, humor, percepção da dor e no sono.

Para os intolerantes à lactose, sempre o indicado é o Whey protein isolado, porém deve-se prestar atenção na marca que você está comprando, pois como já mencionei acima, mesmo os isolados podem conter uma pequena quantidade de lactose, se a sua intolerância for leve pode ser usado, mas se for severa, a melhor opção é usar uma proteína vegetal, mesmo caso para os veganos que não consomem fontes animais.

Em resumo, o consumo do Whey protein, associado à uma alimentação e exercício físico adequados, pode contribuir positivamente na saúde e na performance. Como dica da nutri, oriento que você sempre procure um nutricionista para te orientar no uso correto deste e outros suplementos. Pois o uso adequado é o que não vai oferecer nenhum risco à saúde. Vale lembrar que existem muitas marcas no mercado e que nem todas são adequadas!

 

Texto da Nutricionista Karla Zanin.

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