Safra de Outono

O Outono chegou hoje, e é a estação do ano onde mais percebemos mudanças. Seja na temperatura, tendendo a ser mais fresca, seja pela cor das folhagens, que antes tão coloridas agora se desbotam para o marrom até caírem dos galhos das árvores para o renascer de um novo ciclo de folhagens. Ao mesmo tempo, é a estação do equilíbrio, pois exatamente no dia de sua virada o dia e a noite tem horas iguais de duração, conhecida como o equinócio de Outono.

Estamos nos deparando com uma fase que por conta de tantas mudanças, pedirá muito equilíbrio de nossa parte. Tanto pelos sentimentos, que estão sendo testados, quanto pelas ações que iremos tomar frente as adversidades. Equilíbrio, não somente agora, sempre foi a chave. Então vamos da melhor maneira possível, aproveitar esse momento para tentar equilibrar nossa alimentação?

A safra de outono nos trás frutas cremosas como a banana, o abacate, o caqui e a jaca;
Frutas mais conhecidas pelo nosso paladar como o abacaxi, a pêra, a maçã gala, o kiwi, a uva rubi e o limão taiti;
Temos frutas que agradam os paladares exóticos como a seriguela, o figo, o mangostão, a fruta do conde, a pitaia e o araçá;
E as frutas que dividem gostos como a goiaba, a carambola e o maracujá.
Quais delas você nunca chegou a provar?

Se você achou a gama de frutas maior esse mês, dá uma olhada nas opções das hortaliças e aproveita pra já incluir na sua lista:
Hortaliças amarguinhas como rúcula, agrião, escarola, almeirão e chicória;
As neutras: alface crespa, lisa e americana, o repolho e a acelga;
Para temperos: cebola branca e roxa, alho, salsinha e cebolinha, além do gengibre;
Para cozinhar ou assar: abóbora pescoço, batata doce, abobrinha, beringela, brócolis e pimentões, além de milho verde, cará, mandioca e chuchu, que ficam bem melhores se cozidos;
Para complemento de salada ainda temos o tomate e o pepino japonês;
E os que causam discórdia geral: quiabo e jiló.
Dentre as hortaliças, qual você tem mais dificuldade de gostar?

Viu quantas opções dá pra se adquirir em uma única estação? Já prevejo receitas bem variadas com cada uma delas. Se quiser, manda pra gente!

O momento pede para sermos a transição e as mudanças de Outono. Nos resguardarmos e nos auto-acolhermos, para que então possamos começar um novo ciclo cheio de vida e energia! Que vocês estejam bem.

Texto da nossa nutricionista Dra. Cássia Helena.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *