Compulsão por açúcar

Sabiam que é possível ter compulsão por açúcar? Quem passa por isso pode não se dar conta de se tratar de um vício, assim como acontece com outras dependências.

O açúcar, tem propriedades viciantes, quando ingerido é metabolizado no organismo e leva a um pico de glicose no sangue que leva a uma liberação de neurotransmissores do prazer. Logo após isso uma grande quantidade de insulina é liberada pelo pâncreas para diminuir os níveis de glicemia. Grandes quantidades de insulina causam o armazenamento de gordura. Os baixos níveis de glicemia no sangue causam desejo por mais açúcar e aumento do apetite. E assim, o ciclo se repete.

Além da questão química, também existe a relação emocional construida ao longo dos anos, com experiências e lembranças que levam a associação com o açúcar, como doces de sobremesa, “quem se comporta ganha sorvete” (sistema de recompensas), bolo quando chega visita, “criança feliz tem açúcar no nariz”, etc etc

São sintomas da intoxicação por açúcar: gases, dores de cabeça, dor de estômago, azia, queimação, mudanças de humor, cansaço, sonolência, pensamentos acelerados.

O tratamento da compulsão ou comportamentos alimentares disfuncionais é certamente multidisciplinar, dispomos de profissionais altamente capacitados para lidar com questões alimentares no IPCAC! Entre em contato para maiores informações.

Texto da nossa diretora e psicóloga Priscilla Leitner.

13932802_1755108958078337_169973303862709280_n

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.