Acupuntura – Corpo e Mente

A Acupuntura é uma terapia milenar com base na Medicina Tradicional Chinesa, que tem como princípio fundamental o fato de que a saúde é o equilíbrio entre corpo e mente, e tal equilíbrio é alcançado quando há fluxo suave do corpo e da energia (Qi), de forma contrária surgem sintomas em diversos níveis, inclusive ansiedade.

Portanto, a Acupuntura entende que corpo e mente estão integrados, e além disso, a ansiedade é um quadro que mostra tal interação, uma vez que possui sintomas tanto físicos como psicológicos.

De forma resumida, os benefícios da Acupuntura na ansiedade se concentram na estimulação da produção de endorfina e serotonina, que reduzem a ansiedade e promovem o relaxamento (o que ajuda a reequilibrar a frequência cardíaca e respiratória). Além disso, ocorre um equilíbrio físico como: redução da tensão muscular e auxílio na regulação gastrointestinal, e um equilíbrio emocional que permeia através do autoconhecimento a respeito da ansiedade de cada indivíduo.

Apesar dos efeitos positivos e isolados da Acupuntura, é muito recomendável um trabalho interdisciplinar, isto é, promover um conjunto de tratamentos que inclua a psicoterapia, a acupuntura, mudança de hábitos de vida e em alguns casos, tratamento psiquiátrico, para que o paciente seja tratado de forma integral.

“O segredo da saúde, mental e corporal, está em não se lamentar pelo passado, não se preocupar com o futuro, nem se adiantar aos problemas, mas, viver sabia e seriamente o presente.”Buda 

 

Texto da fisioterapeuta Bianca Milani.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *